Poucos sabem mas a pré-época de 1970 acabou por marcar para sempre a história do nosso clube de uma forma inesperada. Desde a saudação pelos príncipes herdeiros do Japão, Benfica a representar Portugal na Expo ‘70 e… A Vénia. O resto fica para a história.
A digressão começou dia 20 de agosto em Macau, na altura território ultramarino português. O primeiro jogo foi então contra a Seleção de Macau para a Taça Cidade de Macau. Benfica venceu esse jogo categoricamente. 1970 – Macau 0-4 SL Benfica


Foi em território pertencente ao Reino Unido que a aventura por terras orientais continuou. Os jogadores chegaram a Hong Kong de barco vindos de Macau. Desta feita, a vitória ainda foi mais larga. 1970 – Hong Kong 0x7 SL Benfica
Nesse ano, o Benfica tinha sido escolhido para representar Portugal na Expo de 1970 de Osaka. Uma expo que nos deu o VHS por exemplo. O SL Benfica trouxe uma câmara de filmar de forma a conseguir estudar jogos, algo que em Portugal era muito avançado para os tempos que se viviam.


A nossa equipa realizou então 3 jogos contra a seleção do Japão. Um que fazia parte dos eventos da Expo em Kobe e outros dois em Tóquio para celebrar os 50 anos da federação Japonesa.
1970:
Japão 0x3 SL Benfica
Japão 1×4 SL Benfica
Japão 1×6 SL Benfica




Foi então que aconteceu o momento mais inusitado desta digressão… Os príncipes herdeiros foram saudar o SL Benfica. Normalmente acontecia o contrário, as equipas é que iam saudar os príncipes na tribuna devido ao protocolo japonês, rígido na altura. E ainda tiraram uma foto…

A passagem no Japão estava terminada. Seguia-se a Coreia do Sul. Realizou-se dois jogos em Seoul, um contra a Coreia do Sul B e outro contra a seleção principal da Coreia do Sul.
1970:
Coreia do Sul B 0x5 SL Benfica
Coreia do Sul 1×1 SL Benfica
Mas… Ainda não tinha terminado. Chegavamos a Lisboa com um novo costume. Um dos costumes que ficou eternizado para sempre em cada jogo que fazemos. A saudação oriental. Foi então que 13 de setembro de 1970, no jogo contra o CUF, o Sport Lisboa e Benfica fazia nascer A Vénia.

Um dos capítulos mais incríveis da história do Benfica chegava ao fim. A nossa força, a nossa globalidade como clube e como potência desportiva. O clube do povo que nasceu atrás da Farmácia Franco fruto de gente humilde e honesta, chegou às bocas do mundo…