Início » Tudo o que disse Roger Schmidt sobre o duelo com o Vitória de Guimarães

Tudo o que disse Roger Schmidt sobre o duelo com o Vitória de Guimarães

Mar 18, 2023

Para a 25.ª jornada da Liga Bwin, o Benfica defrontar o Vitória de Guimarães pelas 18h. Como já é habitual, o treinador do Benfica antecipou o regresso de Rafa aos convocados e anunciou que espera um duelo complicado.

Como é que o Benfica vai encarar o Vitória de Guimarães? Quais são as suas expectativas?

Vai ser um jogo muito difícil, já o sabemos, até pelo encontro da primeira volta, que foi complicado e que terminou empatado [0-0]. Eles têm estado bem na temporada e são um oponente muito agressivo, que defende bem, à frente da grande área. Não concedem muitas oportunidades e apenas sofreram 24 golos em 24 jogos. Temos de estar prontos. É um desafio no nosso Estádio, antes da paragem para os compromissos das seleções, e temos uma motivação muito grande para fazer um grande desafio e para conquistar os três pontos. É o nosso grande objetivo. Precisamos de uma exibição de topo.

O Vitória foi a primeira equipa que o Benfica não venceu nesta temporada. O que é que será necessário fazer de diferente, agora, para ganhar?

Não marcámos no primeiro jogo, mas o adversário também foi importante. Tal como disse no início, não foi apenas contra nós, foi assim em outros jogos também. Eles já demonstraram defender muito bem, na grande área, à frente da grande área, com cinco defesas, com três atacantes que também recuam… Têm sempre muita gente atrás da linha da bola. Muitas vezes enfrentamos estas situações, seja a nível nacional ou internacional, em que temos de jogar frente a uma linha de cinco defesas, como na semana passada diante do Marítimo. Sabemos que precisamos de paciência, mas, nas últimas semanas, também demonstrámos que, mesmo frente a defesas boas, conseguimos encontrar soluções, criar oportunidades, fazer boas combinações para chegar à grande área. É sempre esse o desafio, com pouco espaço, encontrar o jogador certo para finalizar. É esse o desafio para amanhã [sábado]. Temos também a motivação para nos organizarmos. Temos de fazer sempre gegenpressing, não podemos estar desorganizados para sofrer contra-ataques. Isto é algo que temos estado a tentar desenvolver, falamos sempre muito sobre isso, estamos a evoluir, e amanhã [sábado] é a próxima oportunidade para demonstrar que conseguimos também um bom desempenho contra o Vitória.

Rafa está disponível para este desafio com o Vitória?

O Rafa já treinou connosco e está de regresso. Não está a 100 por cento, teve uma gripe forte por alguns dias, mas estás nas escolhas para o encontro com o Vitória. Estamos felizes por isso.

Ficou surpreendido com a ausência de Florentino da convocatória do selecionador nacional, Roberto Martínez?

Aconteceu com o Florentino e é o mesmo com Grimaldo [Espanha]. Temos jogadores que, na minha opinião, são merecedores de serem convocados para as respetivas seleções, mas temos sempre de respeitar as escolhas dos selecionadores nacionais. Têm muitas opções e têm de encontrar a melhor abordagem e o equilíbrio certo para as suas equipas. O Florentino está muito bem, é ainda um jogador muito novo, e penso que no futuro, se continuar a este nível, vai evoluir, ganhar experiência e será uma solução para Portugal.

O Benfica vai defrontar o Inter nos quartos de final da Liga dos Campeões. Está satisfeito com o resultado do sorteio e também com o facto de só na final poder encontrar Real Madrid, Bayern ou Manchester City?

Isso está resolvido, já sabemos quem é o nosso adversário. Vamos jogar contra uma grande equipa. O Inter de Milão é uma equipa com muita qualidade individual e muita experiência. Sei que, nestes jogos da Liga dos Campeões a eliminar, todos os jogadores vão dar o seu melhor. Podemos esperar jogos muito difíceis, e nós vamos dar também o nosso melhor, tal como fazemos sempre, seja no Campeonato, seja em jogos internacionais. Jogamos a um nível muito elevado, e é por isso que ainda estamos na Liga dos Campeões. É o nosso próximo passo, acreditamos em nós, vamos jogar o nosso futebol e esperamos ter uma oportunidade para passar às meias-finais.

Passando os quartos de final da Liga dos Campeões, o Benfica defrontará AC Milan ou Nápoles nas meias-finais. Em face do resultado do sorteio, a via para chegar eventualmente à final estará mais fácil?

Penso que já respondi a isso: é claro que não! Não quero olhar muito para a frente, o importante, agora, é o jogo com o Vitória. Em abril teremos os jogos dos quartos de final da Champions, serão muito difíceis, mas, para já, eu e os jogadores estamos inteiramente concentrados no Vitória, e depois vem o Rio Ave, o FC Porto… Haveremos de jogar para a Liga dos Campeões, mas, para já, mantemos a nossa humildade, sabemos o quanto é preciso trabalhar para chegar à posição onde estamos e não mudamos a nossa abordagem. Vamos enfrentar agora o Vitória, que é um grande adversário.

Roger Schmidt
//intorterraon.com/4/3786293