Esta quinta-feira, Fernando Santos anunciou os 26 convocados para o Mundial 20202. Questionado se há algum “serviço mínimo” para a Seleção Nacional, o treinador esclarece “Essa questão de serviços mínimos, quando digo que a ambição é conquistar o Mundial, não pode haver serviços mínimos. A segunda questão é importante, é algo que nunca aconteceu e acho que nenhum selecionador consegue definir bem.
Sempre foi disputado em junho. É verdade que a sobrecarga de jogos é sempre maior quando é no final da época, mas também é verdade que não é com a mesma intensidade, nos últimos dois meses a maior parte das equipas já só está a disputar a principal prova caseira. Temos jogadores que têm ambições de chegar à Liga dos Campeões, etc. Todos os jogadores tinham 10 dias de férias no final da época [quando o Mundial era nessa altura], exceto aqueles que jogavam essa final. Para já, tenho muita dúvida se a sobrecarga é maior ou menor. Este espaço de época até agora foi jogado de forma muito intensa. A maior parte das equipas jogaram sempre a meio da semana e ao fim de semana.
Todos os golos do Benfica numa app gratuita
Campeonatos, Taças, competições internacionais… foi quase sempre a jogar de três em três ou quatro em quatro dias, e por isso é que estamos a ver alguns jogadores em dificuldades. Ainda hoje li que o Sadio Mané vai estar fora, li que o Conte disse que o Harry Kane está a acusar muito cansaço. Vamos começar na segunda-feira, quinta-feira temos um jogo, partimos para o Qatar depois, e lá só temos quatro dias até ao jogo. É um espaço muito curto. Temos de avaliar muito bem a condição dos jogadores. Há uns que não estão em competições europeias, outros que têm muito mais competição. É fundamental encontrar um modelo, forma, ação, dinâmica do jogo que potencie toda a capacidade dos nossos jogadores”.