Hoje, o Benfica defronta o Rio Ave a contar para a 26.ª jornada da Liga Bwin. Como já é habitual, o nosso treinador fez a antevisão deste duelo e mostrou-se orgulho com o trabalho desenvolvido durante a semana pelos seus jogadores.
Como está a equipa e o que espera do jogo frente ao Rio Ave?
Estamos felizes pelo regresso saudável dos jogadores internacionais, estivemos alguns dias a trabalhar com todos os jogadores, a equipa esteve muito bem nos treinos, muito focada e a qualidade [do trabalho] foi boa. Estamos prontos para amanhã [domingo]. Claro que, após a pausa para os jogos das seleções nacionais, há sempre um desafio, pois perdemos um pouco de ritmo, mas o que vi no treino foi muito bom. Sabemos que vamos jogar contra uma equipa muito boa, especialmente em casa, onde é muito forte. Quando olhamos para os jogos do Rio Ave contra as equipas que estão nos primeiros lugares do Campeonato, vemos que [os jogadores] são muito disciplinados, agressivos, jogam um futebol físico, têm muita qualidade no ataque e com diferentes armas. Não será um jogo fácil, mas precisamos de vencer, dos três pontos, estamos muito focados e queremos fazer um bom jogo.
Florentino arrisca falhar o clássico com o FC Porto se vir um cartão amarelo no jogo com o Rio Ave. Vai utilizá-lo em Vila do Conde ou guardá-lo para o desafio da jornada seguinte?
Não vou revelar o onze… Sabemos que isto é assim. Na minha opinião, o Florentino desenvolveu-se muito nesta temporada, o seu estilo de jogo é o de um recuperador de bolas, é muito agressivo nos duelos, mas está a jogar de uma forma muito mais inteligente, faz poucas faltas. Isto significa que houve um desenvolvimento, temos falado nisto. Eu penso que ele será capaz de jogar 90 minutos sem levar um cartão amarelo.
Prolongou o seu contrato com o Benfica até 2026. Por que tomou essa decisão? Nunca esteve mais do que três épocas num clube, pensa que pode ter um projeto de longa duração no Benfica?
Espero que sim, foi por isso que assinei contrato. Para mim, foi uma decisão muito fácil. Já tinha dito que havia muito tempo porque o contrato não acabava neste ano, mas o Clube perguntou-me. Eu gostei que tivessem querido prolongar o meu contrato, falei com a minha família e, depois, foi uma decisão fácil. Gosto muito de estar no Benfica, acredito no Clube, nos Benfiquistas, na equipa, nos jogadores, nas pessoas… É um sítio fantástico para viver o futebol e lutar por títulos. Foi por isso que a decisão foi muito rápida, é um tema que está encerrado e estamos a pensar em jogar bom futebol nos próximos anos. Agora, temos de nos focar no próximo jogo, é o que estamos a fazer. Estou completamente concentrado, com visão de túnel no jogo de amanhã [domingo].
Por que motivo a renovação do contrato aconteceu agora?
Porque está feito, para mim é fácil conversar. Tenho uma excelente relação com as pessoas responsáveis pelo Benfica, com o Presidente Rui Costa e com Lourenço Coelho. É fácil falar com eles, e quando me perguntaram respeitei a questão. Foi fácil responder, encontrámos uma boa solução para os dois lados. Este tema está resolvido, é algo para o futuro e não afeta a situação atual, foi o momento certo para falar do assunto.
O que é que o Presidente Rui Costa lhe pediu para o futuro?
Foi muito claro. Estamos numa situação muito boa. Quando falámos no verão passado em vir para o Benfica, isso concretizou-se. Agora, voltámos a falar e entendemos que é uma boa solução para as duas partes. Por isso falámos num contrato de longo termo. Esperam bom futebol e títulos. Estamos no Benfica para isso, sabemos os desejos dos Benfiquistas. É muito claro. Vejo o potencial do Clube desde o princípio e estou convencido de que somos capazes de fazer os adeptos felizes. Foi disso que falámos.
Com esta renovação de contrato, estará em Portugal mais tempo. Vai reconsiderar e aprender a falar português?
Já estava à espera desta pergunta… É uma boa razão para revisitar a questão. Neste momento estou concentrado no final da temporada, mas depois vou pensar nisso, talvez fosse bom aprender português porque vou estar mais três anos, no mínimo, em Portugal. Seria excelente aprender esta língua, espero conseguir.
Roger Schmidt